Instituto Lions da Visão
Distrito LD-9
HOSPITAL DE OLHOS - O QUE ERA SONHO JÁ É CONCRETO.
O Lions Clube - Distrito LD-9 de Santa Catarina constrói o seu primeiro Hospital no Estado. Um moderníssimo centro oftalmológico que atenderá o Estado de Santa Catarina. Com a mesma proposta mundial que tem o Lions Clube Internacional, que é o de “SERVIR” ao próximo.
A Associação Internacional de Lions Clubes nasceu como o sonho de um empresário de Chicago chamado Melvin Jones em sete de junho de 1917 em Chicago, Illinois, EUA. Ele acreditava que os clubes comerciais locais deveriam expandir seus horizontes de preocupações puramente profissionais para o bem-estar das comunidades e do mundo como um todo.
Depois em 1925, a escritora e filosofa Helen Keller discursou na Convenção Internacional do Lions em Cedar Point, Ohio, EUA. Ela desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão". Desde então, os Lions Clubes têm se envolvido ativamente no atendimento aos cegos e aos deficientes visuais.
Cada um pode fazer e doar o seu melhor, com esta filosofia o Instituto Lions Clube, braço da governadoria do Distrito LD-9 constrói o Hospital de Olhos do Lions de Santa Catarina, sonho que já é concreto.
“Acreditamos que o ser humano possa fazer e dar o seu melhor, é um desafio permanente. Abrir a mente para a dádiva do servir, amar e conviver é maravilhoso e um desafio constante. Sempre há uma diferença entre o possível e o melhor” lembra o CL Admir Rossoni - Presidente do Instituto Lions.
A obra do hospital está sendo construída num terreno de 5.086,84 m², doado pelo poder público municipal, no Loteamento Pagani – próximo a prefeitura de Palhoça que fica há 15 km de Florianópolis - capital do Estado. A área inicial a ser construída é de 2.467,75 m² em dois pavimentos, com valor estimado em mais de 2,5 milhões de reais.
Os recursos para a obra são das campanhas realizadas pelos Clubes do Distrito LD-9 e através de Contribuições via débito na conta de luz da CELESC – Companhia de Energia Elétrica de Santa Catarina (veja como participar no site abaixo). Recentemente o empreendimento recebeu uma força maior com a participação do prefeito Ronério Heiderscheidt que garantiu a doação das lajes para os dois pavimentos, junto aos empresários da cidade de Palhoça.
Com esta doação a obra deverá cumprir o cronograma que se encontra em fase adiantada e até outubro entra numa nova etapa que é a do fechamento das paredes.
Além da construção da sede, o projeto do Hospital prevê uma UNIDADE MÓVEL. Algumas cidades (Urubicí, Morro da Fumaça, Palhoça, Orleans, Laguna, São Joaquim/Urupema, Sombrio e Braço do Norte, Urussanga, Balneário Rincão, Cocal do Sul, São Ludgero, Turvo, Jaguaruna, Siderópolis, Araranguá, Lauro Muller e Bom Retiro) já receberam o projeto piloto, no total de 2.032 pacientes atendidos com doação de 1.472 óculos.
O Hospital conta com apoio da rede de árceiros e de diversos profissionais voluntários da área da saúde – coordenados pelo médico e CL Otávio Nesi.
Para que outros companheiros e membros da sociedade possam sentir a mesma responsabilidade e emoção de “Servir”, o CL Rossoni sugere a leitura de um trecho do discurso de Helen Keller como reflexão... A oportunidade que trago para vocês, Leões, é a seguinte: Fomentar e patrocinar o trabalho da Fundação Americana para os Cegos. Vocês me ajudarão a chegar ao dia no qual não teremos mais cegueira evitável; no qual nenhuma criança surda ou cega ficará sem escola; no qual nenhum homem ou mulher cega ficará sem ajuda? Faço um apelo para vocês, Leões. Vocês que podem ver, vocês que podem ouvir, vocês que são fortes, corajosos e bondosos. Vocês se tornarão os Paladinos dos Cegos nessa cruzada contra a escuridão?
“Que estas palavras sirvam de motivação para quem ainda não se engajou” lembra o presidente.
Atualmente o Lions Clube Internacional possui mais de 1.400.000 mil associados, homens e mulheres, em aproximadamente 46.000 clubes de serviços voluntários, localizados em 210 países e regiões.
Saiba como participar: